quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O QUE É O PEAMSS

PEAMSS - Projeto de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento


O PEAMSS/BA II, é um  ação articulada de política pública do governo baiano, que tem por objetivo propiciar à população um maior entendimento das questões socioambientais dos diversos municípios alvos do Projeto. O PEAMSS é aberto à comunidade em geral, em especial às instituições públicas, organizações sociais e populares dos municípios.
Promovido pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), em parceria com o INSTITUTO THABA, com a interveniência da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), desde dezembro de 2009, o PEAMSS/BA adota as diretrizes do PEAMSS Nacional, lançado pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA) do Ministério das Cidades, construído a partir da articulação e parceria de diversos órgãos do Governo Federal que atuam nas áreas de Saneamento e Educação Ambiental.

A cada ano o PEAMSS/BA acontece em um conjunto de municípios atendidos pelos serviços da Embasa.  Considerando os 13 que já participaram do PEAMSS - Piloto, implementado em 2010, e os outros 13 no PEAMSS/BA II 2011, perfaz-se 26 municípios beneficiados  com as ações do Projeto. Os municípios envolvidos no processo do PEAMSS 2011 são:

Entre Rios
Wanderley
Conceição do Coité
Palmeiras
Mulungu do Morro
Jeremoabo
Jacobina

Muritiba
Guanambi
Gandu
Coaraci
Rio de Contas
Itanhém

Em cada um dos municípios envolvidos são realizadas oficinas, cursos, atividades lúdicas e outras demandadas pela comunidade, sob a supervisão e orientação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Essas atividades objetivam contribuir para informar, mobilizar e estimular o exercício da cidadania  a partir do mapeamento e da pesquisa focada na realidade  local, contando com a efetiva e sistemática participação das comunidades.

Cursos e Oficinas:

·         Educação Ambiental (EA)
·         Educomunicação (EDUCOM)
·         Legislação
·         Plano Municipal de Saneamento Básico
·         Planejamento
·         Oficina de Teatro
·         Oficina de Fotografia

Os principais resultados esperados do PEAMSS são:

·      Mapeamento e diagnóstico físico, social e ambiental dos municípios;
·      Fomento à mobilização social em benefício do saneamento básico/ambiental;
·      Contribuição na disseminação de informações referentes aos aspectos socioambientais locais;
·      Contribuição nos processos de educação ambiental não formal da população, abordando temas associados à educomunicação, legislação e saneamento ambiental;
·      Fortalecimento das organizações locais;
·      Contribuição na instrumentalização da comunidade para o processo de elaboração dos Planos Municipais de Saneamento (PMS), assim como de outros processos de planejamento direcionados para os objetivos do PEAMSS/BA.


Um comentário: